quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Um pouco mais sobre o quê já sabemos

ARPANET

Se você é um dos que pensam que o leite já vem da caixinha, a batata do Roasted Potato ou a água da torneira, vale a pena entender um pouco mais sobre a história de “alguém” que é muito presente no nosso dia-a-dia.

Criada quase sem querer, nos tempos da Guerra Fria, a ARPANET – hoje mais conhecida como INTERNET – surgiu com o intuito de manter viva a comunicação entre as bases militares norte-americanas.

Ela foi resultado de um estudo visionário por cientistas, na década de 60, que perceberam um grande valor potencial em permitir que computadores troquem informações – apenas sobre pesquisas e desenvolvimento militar.

Com o fim da Guerra Fria, a artimanha foi deixada de lado pelos militares, que permitiram seu uso aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as universidades e assim sucessivamente, até chegar nas casas para fins de “pesquisas domésticas”.


Rede de alcance mundial


Se você pensa que o famoso “www” sempre existiu para que pudéssemos acessar algum site, está errado. O world wide web surgiu para enriquecer o maior sistema de comunicação desenvolvido pelo homem.

Foram as letrinhas que trouxeram a possibilidade de incorporar imagem e som às páginas virtuais. Sem falar na organização que ela fez no sistema: criou um ambiente em que cada informação tem um endereço único e pode ser encontrada por qualquer usuário da rede.


(?)


Leu e ainda não entendeu o quê é? Em suma, a Internet é um conjunto de redes de computadores interligadas que têm em comum um conjunto de protocolos e serviços, de forma que os usuários conectados possam usufruir de serviços de informação e comunicação de alcance mundial. That’s a wiiiide web in the world!


Você sabia que...?


  • A Internet tornou-se online apenas em 1969 após um contrato.

  • O uso desse sistema de trocas de informações, então sob o poder do Governo, era restrito apenas à educação, pesquisas e para usos governamentais.

  • Até hoje o Internet Explorer já teve oito versões. A primeira e segunda foram lançadas em 1995, a terceira em 1996, quarta 1997, quinta já foi em 1999, a sexta em 2001, a sétima em 2006, e a oitava, a última em 2009.


Referências


BOGO, C K.. "A História da Internet - Como Tudo Começou...".

Disponível em http://www.kplus.com.br/materia.asp?co=11&rv=Vivencia

HOWE, W.. "A Brief History of The Internet".

Disponível em http://www.walthowe.com/navnet/history.htm

5 comentários:

Lays Colombelli*.* disse...

Não sabia que você escrevia tão bem..

Anônimo disse...

Ótimo texto e estrutura típica de web! O layout também tá lindo!
Beijos

Mirella Gimenez disse...

Muito bom seu texto. Adorei o layout.

Israel Ricci disse...

Que arrado de blog , quem sabe faze bloga sabe ein luxxooo

Inara Silva disse...

Mto bom, Leandro.
Texto agradável e com mtas informações.
abs
Inara

Postar um comentário